sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Detinho


José Wellington Bento dos Santos, no mundo do futebol Detinho, nasceu no ano de 1973 em Sergipe, no Brasil. Com infância pobre e difícil, Detinho tenta a sua sorte no mundo do futebol. Os registos a que tive acesso apenas remontam a 1997, quando Detinho alinhava no Vasco Esporte Clube (não confundir com o Vasco da Gama) de Sergipe. Em 1997/98 inicia-se a aventura europeia do atleta, chegando para o Paços de Ferreira de Eurico Gomes na altura e que militava na 2ª Divisão.

Com adaptação difícil, Detinho abandona o clube e ruma ao Vianense nessa mesma época, treinado pelo nosso bem conhecido Rogério Gonçalves. Na época seguinte, transfere-se para a Oliveirense e em 1999/00 assina pelo Marco. Todas estas equipas estavam na 2ª Divisão B na altura.

Mas em 2000/01 Detinho dá o salto para a alta roda do futebol português assinando pelo Campomaiorense, clube onde ficou época e meia, sendo que a segunda época já foi na 2ª Divisão. A meio dessa época transfere-se para o Leixões de Carlos Carvalhal, que alinhava na 2ª Divisão B (bem conhecida do nosso herói), clube em que perde a final da Taça de Portugal para o Sporting. Nessa época, Detinho confessa à comunicação social que é analfabeto o que não deixa de ser estranho num futebolista profissional.

Detinho vive tempos felizes em Matosinhos, onde permanece durante as 3 épocas seguintes. Mas as saudades apertavam e Detinho precisava de nova época na 2ª Divisão B para as matar: assim assina pelo Imortal de Albufeira para a época de 2005/06. Mortas as saudades, Detinho estava pronto para nova grande etapa na sua carreira: emigrar! Sim, porque Detinho é um português adoptado por todos os lusos amantes da bola, como é óbvio.

O novo destino é a exigente liga de Hong Kong e o seu campeão habitual, o South China, clube por onde passou Pedro Xavier em tempos. O treinador era Casimiro Mior, nosso bem conhecido. Chegaram de Portugal mais alguns atletas, entre os quais Marco Almeida (logo um dos primeiros abordados), Juninho Petrolina e Sidraílson. Detinho vive tempos felizes no campeonato de Hong Kong e, até ao momento, tinha marcado 53 golos em 56 jogos no clube.

Neste video amador, pode-se ver Detinho a marcar um golo contra o LA Galaxy de David Beckham e Abel Xavier, que se distingue claramente na imagem pela cabeleira loira jogando a central:



É um jogador com direito a wikipedia. De outro modo pode-se seguir a sua carreira aqui.

Não obstante, o campeonato é bastante fraco, e não se livra de um já vai em Hong Kong…

2 comentários:

Ricky_cord disse...

Uma senhora besta este jogador

Anónimo disse...

então? O ja-vai já foi?