terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Mamede


José Mamede Aleixo Ferreira nasceu perto de Alcácer do Sal, corria o ano de 1974. Iniciou-se no futebol nas escolas do Vit. Setúbal e subiu aos seniores em 1992/93, sob as ordens de Raul Águas. Nessa época, partilhou o balneário com nomes como Yekini, Diamantino ou Nunes.
Mamede, no mundo do futebol, manteve-se no plantel sadino durante 8 épocas a fio, portanto até ao fim de 1999/00. Teve a ascensão normal de um futebolista dentro duma equipa e quando saiu era titular da mesma. O Calcio chamou-o e Mamede correspondeu.
Em 2000/01 assina pela Reggina, de Reggio Calabria, não confundir com a Reggiana de Reggio Emilia e de Paulo Futre. Nessa primeira época é companheiro de equipa de Caneira, mas os dois não são capazes de evitar a descida de divisão da equipa. Na época seguinte, na Serie B, conseguem a subida de divisão para na 3ª época conseguirem a manutenção na Serie A.
Mamede tinha provado a toda a Itália que era jogador para a Serie A, portanto transfere-se em 2003/04 para o Messina, que jogava na Serie B. Consegue a subida nessa época e um 7º lugar na Serie A na 2ª época, muito boa classificação. Na 3ª época, nem com o castigo de 30 pontos a Lazio, Milan e Fiorentina e com a desclassificação da Juventus, a Messina consegue evitar o regresso à Serie B. Ter Zoro na equipa ajudou decerto.
Em 2006/07 Mamede passa meia época na Serie B com o Genoa e outra meia na Serie C com o Perugia. Na época seguinte seguiu para Salerno, na Serie C, onde alinhou pela Salernitana, equipa que subiu à Serie B. Mamede também foi campeão!
Actualmente, transferiu-se para o excitante Potenza, da Serie C1B, onde ocupa um honroso último lugar. Aqui está o link para Mamede na página do clube.
Sendo que em Itália as carreiras acabam perto dos 40 anos, ainda é de esperar para ver onde a carreira de Mamede vai acabar, mas aos 34 anos já vai a caminho da 4ª Divisão italiana. Carreira para seguir aqui.

1 comentário:

Ricky_cord disse...

Era um bom trinco. Melhor que muitos que actualmente jogam na SuperLiga. Mesmo assim deve ganhar mais do que se andasse por cá