quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Anderson


Anderson Roberto da Silva Luiz nasceu em Apucarana no Brasil, corria o ano de 1978. Como qualquer brasileiro que joga a bola, quer vir para a Europa o mais depressa possível e isso até aconteceu, estreando-se no plantel do Alverca em 1997/98, portanto com 19 anos ainda, clube que na altura estava na 2ª Divisão.

Anderson era um avançado rápido e forte, com boa estampa física (1,87m) e poderia vir a ser um bom jogador em Portugal. Nessa 1ª época, Anderson festeja a subida à 1ª Divisão com o Alverca, mas na época seguinte vai fazer meio ano ao Náutico, do Recife, sendo uma época em que não se afirmou por cá. Mas em 1999/00 estava de volta e ao Alverca para aí ficar durante 3 épocas de inegável sucesso. Em 2002/03 estava na altura de dar o salto e que clube mais apetecível para ir nessa cantilena que o Benfica!

Como era de esperar, Anderson não se impôs na Luz e foi emprestado ao Moreirense até ao final dessa época, onde jogou com regularidade. Mas o contrato que assinou com o Benfica era longo e Anderson não quis abrir mão do mesmo. Como tal, permanecendo ligado ao Benfica, iniciou a época na equipa B enquanto não arranjava colocação. Esteve emprestado à Naval, na altura na 2ª Divisão metade da época e na outra metade novo empréstimo, desta vez ao Al-Rayyan do Qatar, que tinha nas suas fileiras craques como Hierro, Basler ou Bernabia. Na época seguinte fez o mesmo trajecto: meia época na 2ª Divisão com a Naval e o restante de novo no Al-Rayyan, desta vez com os gémeos de Boer nas suas fileiras e ainda Sonny Anderson, para além de Bernabia que se manteve.

Colhida toda esta experiência internacional, estava na hora de regressar ao Brasil, de novo emprestado, no que seria o último ano de ligação contratual ao clube da Luz. O destino foi a Portuguesa dos Desportos.

Em 2007 esteve meio ano no Londrina, onde partilhou o balneário com Amaral (esse mesmo da Operação Fica Amaral), e o restante ano no Ponte Preta. Actualmente, em 2008, Anderson joga no Japão, no Consadole Sapporo, emblema que conseguiu um excelente 18º e último lugar na liga nipónica com metade dos pontos do penúltimo (isto ainda a 2 jornadas do final da competição).

Com carreira para seguir aqui, Anderson já vai a caminho da 2ª Divisão do Japão…

1 comentário:

Ricky_cord disse...

Grande vedeta. Nunca o achei nada demais