domingo, 16 de novembro de 2008

José Soares


José Feliciano Loureiro Soares nasceu em Elvas corria o ano de 1976 e iniciou-se no futebol nas escolas do Benfica. Foi na posição de defesa central que se tornou conhecido e em 1995 alinhou pela selecção nacional de sub-20 no Mundial do Qatar, fazendo dupla com outro ilustre do nosso futebol, Beto.
Mas a carreira sénior iniciou-se em 1994/95 com um empréstimo ao Famalicão, durante essa época rumou ao Qatar para o tal Mundial sub-20, e na época seguinte rumou ao Alverca, na altura clube satélite do Benfica, clube onde ficou duas épocas. Nas duas épocas seguintes, iniciou a época na Luz, à espera que fosse a época de afirmação, mas acabou sempre por ser emprestado ao Alverca onde concluiu as respectivas épocas. Em 1999/00, José Soares inicia de novo a época no Benfica mas é emprestado de novo, desta feita ao Campomaiorense (ver vídeo), na época que foi a sua última com ligação contratual ao Benfica.

Na época seguinte jogou no Desportivo das Aves, que desceu de divisão, mas José Soares a jogar numa divisão secundária preferiu que fosse numa estrangeira, pois trar-lhe-ia muito mais prestígio. Assim, assinou pelo Istres, da 2º Divisão Francesa, numa altura que tinha 26 anos.
Mas José Soares considerava-se atleta de 1ª Divisão e quis provar isso mesmo ao assinar na época seguinte pelo Al Ittifaq, da Arábia Saudita. O jogador gostou do Médio Oriente e passou as duas épocas seguintes a essa no Al-Shamal, do Qatar.
Após 4 anos a jogar fora, José Soares sentiu o chamamento da saudade e regressou a Portugal, para jogar no clube da sua terra “O Elvas”, em 2006/07 e 2007/08, onde reencontrou o seu ex-companheiro do Campomaiorense Laelson. Apesar de tudo os tempos eram outros e “O Elvas” disputou a 3ª Divisão nessas 2 épocas, com José Soares no centro da defesa.
Nesta época, José Soares voltou a emigrar, para a Liga de las Estrellas. Rumou ao Badajoz, que disputa a 2ª Divisão B espanhola. Tal como dizia Paco Bandeira, “Ó Elvas, ó Elvas, Badajoz á vista…”. Com carreira para seguir aqui, José Soares aos 32 anos já vai no Badajoz…

2 comentários:

Anónimo disse...

pah, voces devem ler os pensamentos ou o raio!! eu encontrei este blog à uns dias e pensei em comentar o vosso texto anterior para vos pedir que fizessem o "ja-vai" do... José Soares!!!!!!
deixo outras sugestões:
pesaresi (ex-benfica), Tote (ex-benfica), Robaina (ex-sporting), o Caju (ex-porto), Armando Sa (ex-benfica)........

José Menezes disse...

Armando Sá vai ser um dos seguintes... já está alinhavado. Todos os outros já foram equacionados, mas a carreira do A.Sá é bem melhor.