quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Santamaria


Ricardo Jorge Oliveira Ribeiro Duarte nasceu na Pontinha em 1982 e iniciou-se no futebol nas escolas do Sporting. Mais um atleta apontado como grande promessa para o centro da defesa leonina, Santamaria estreia-se no plantel principal decorria ainda a época de 1998/99, portanto bastante novo ainda. Não espantou que no ano seguinte ainda alternasse entre os juniores e os seniores.
Em 2000/01 Santamaria começa a jogar na equipa B do Sporting, situação essa que se repete na época seguinte. Mas em 2002/03 era altura de Santamaria evoluir para um futebol mais competitivo e é emprestado ao Marco, na altura na 2ª Divisão.
Terminado esse empréstimo, regressa à casa mãe, onde alterna entre a equipa principal e a B em 2003/04.
Na época seguinte, Santamaria já com 22 anos teria que estar preparado para singrar na principal divisão do futebol português. É emprestado ao Estrela da Amadora, onde fica 2 épocas. E este foi o fim de linha de Santamaria com o Sporting, pois terminaram a sua ligação contratual no final da época de 2005/06.
Aos 24 anos, Santamaria teria que procurar clube sem a ajuda do Sporting e assim ruma ao Olhanense, na 2ª Divisão, para ser dirigido por Álvaro Magalhães.
Mas o atleta não é feliz em Olhão e decide dar o salto para outro futebol mais condizente com as suas capacidades. Surge então no seu caminho o Ponferradina, da 2ª^Divisão B espanhola que o acolhe de braços abertos para a época desportiva de 2007/08. Santamaria estava como peixe na água em Espanha e em 2008/09 mantém-se no mesmo clube, a disputar a mesma divisão.
Aos 26 anos a carreira de um jogador ainda pode dar algumas voltas, mas Santamaria não se livra de que com esta tenra idade “já vai na 2ª B espanhola”…
Carreira de Santamaria aqui.

4 comentários:

Anónimo disse...

Cuidado! Ainda pode dár disabores ao já vai...

ps: parece me algo arriscado!

Manu disse...

O Já Vai está salvaguardado de qualquer dissabor, basta ler a a penúltima frase.

A verdade é que aos 26 anos já vai na 2ªB de Espanha.

Ricky_cord disse...

Infelizmente muitos clubes insistem em contratar estrangeiros de duvidosa qualidade em vez de apostarem em jovens

Manu disse...

Veja-se o caso do Ponferradina... :)