sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Lourenço


Luis Carlos Lourenço Silva nasceu em Luanda no ano de 1983. Desde cedo veio para Portugal e este ficou o seu país. Representou as selecções jovens de Portugal e jogava nas camadas de formação do Sporting. Em 99/00 era juvenil e na época seguinte integrou, como outros grandes craques cuja carreira já aqui descrevemos, o plantel do Sporting B. Nessa mesma época é emprestado ao Bristol City. Em Ashton Gate faz 3 aparições e marca 1 golo. Regressa ao Sporting B na época seguinte onde a meio da mesma regressa a terras de Sua Majestade, desta feita para alinhar – também por empréstimo – onde pontificava um já veterano Clyde Wijnhard (que na época seguinte jogou no Beira Mar).

Chegado à época de 2002/03 estava na época de Lourenço se afirmar na 1ª divisão lusa. Assim, é emprestado ao Belenenses onde apenas fez 7 jogos e marcou um golo. Regressa a Alvalade na época seguinte, sob o comando de Fernando Santos mas não se consegue afirmar. Participa nos Jogos Olímpicos de 2004 em Atenas com a selecção portuguesa, com uma decepcionante prova.

Segue-se novo empréstimo ao Belenenses na época seguinte, onde participa apenas em 4 jogos e não marca nenhum golo. Muda-se, de novo por empréstimo, para a União de Leiria na época de 2005/06. No ano seguinte, de novo por empréstimo para Setúbal, onde faz uma meia época boa (finalmente) com 26 jogos feitos e 4 golos marcados (competições europeias incluídas). Mas estava na altura de emigrar e o Panionios da Grécia surgiu-lhe no horizonte. O Sporting empresta-o em Janeiro e Lourenço faz uma boa época, com 23 jogos e 6 golos.

Chegava assim ao fim a sua ligação ao Sporting, clube em que na realidade não se afirmou nunca, pois o Panionios adquiriu os direitos desportivos do jogador. Nas duas épocas seguintes, faz 23 jogos e 7 golos no clube grego, clube esse que sempre atingiu posições respeitáveis na liga. Partilhou o balneário com Álvaro Recoba.

No entanto, Lourenço foi dispensado do clube em 1 de Julho de 2009. Assina com o Kerkyra, da 2ª divisão grega, para a presente época, clube onde se mantém (e diga-se com boas perspectivas de subida de divisão).

Lourenço tem apenas 26 anos, apesar de já se falar dele há muito e prometia muito mais do que na realidade fez. A verdade é que já vai na 2ª divisão grega aos 26 anos. Carreira para seguir aqui.

4 comentários:

pengo disse...

Boa noite José Menezes, lebrei-me de mais um série deles:) a saber:


José Fonte - defesa central actualmente com 26 anos que foi formado no sporting onde jogou ao lado de Quaresma, Hugo Viana, Cristiano Ronaldo, só para citar alguns. Passou pelo Setubal, Paços de Ferreira, sendo contratado pelo Benfica e emprestado ao Estrela da Amadora. Em 2007 seguiu para inglaterra para jogar na 2ª divisão no Crystal Palace, a meio desta época decidiu deixar o Crystal Palace e assinar pelo Southampton que actua no 3º escalão de inglaterra, parece-me que ele está dar 1 passo atrás para depois dar 2 em frente, vamos a ver se é isso que acontece porque só tem 26 anos e Já Vai na 3ª divisão inglesa;



Jorge Vidigal - Quem não se lembra deste jogador?? o irmão mais novo do clâ Vidigal que foi campeão nacional no Sporting de Boloni..mesmo pertencendo à equipa "B" dos leões ainda jogou uns minutinhos na equipa principal e lá entrou para a história do clube nessa época mas depois é que foram elas..foi dispensado e passou pelo Elvas (clube que o formou e de onde é natural), Olhanense e União da Madeira sempre na 2ª B portuguesa com excepção do Elvas que estava na 3ª. em 2009 foi para Angola para jogar no Recreativo da Caála, esta época lá se manteve, tem 31 anos e já vai em Angola;



João Peixe - Natural da Nazare, chegou ao Benfica com 13 anos sendo mesmo internacional em todos os escalões jovens e participando num campeonato de sub 20 ao lado de jogadores como Nuno Gomes, Beto, Quim ou Dani (o top model que não queria nada com o futebol). Mas este João Peixe tem uma particularidade..é que desde que atingiu a idade sénior praticamente muda de clube todas as épocas..o problema é que raras são as vezes em que muda para um clube melhor do que o anterior..João Peixe conta com 34 anos e Já Vai na 3º divisão nacional ao serviço do Penamacorensemas mas com grandes hipóteses de atingir os distritais já na próxima época pois este clube nesta altura do campeonato já se encontra com reduzidas hipóteses de se manter na 3ª divisão;



Marçal - Tem actualmente 35 anos mas aos 20 este central brasileiro já era titular do Flamengo, equipa que na altura contava com Sávio, Paulo Nunes (que jogou no Benfica), entre outros, e claro está esperava-se muito deste duro central..chega a Portugal em 99/2000 com 25 anos para jogar na União de Leiria, depois passou pelo Boavista, Setubal, e a partir daqui foi sempre a "subir": Lixa, Abrantes, uma passagem pelo brasil para jogar nas divisões secundárias em 2008 e o regresso a portugal no verão de 2009 para jogar no Monsanto da 2ª divisão B. Marçal, Já Vai portanto no Monsanto..;



Luís Vouzela - Médio de grande entrega ao jogo! Chega à 1ª divisão em 96/97 com 22 anos para jogar na União de Leiria, clube onde passou os seus melhores momentos da carreira sendo sempre titular indiscutivel durante 6 épocas, chegando mesmo a internacional "B" na época 2000/2001. Depois de Leiria, passou pelo Santa Clara e Moreirense, ambos ainda na 1ª divisão e depois já na segunda liga actuou pelo Beira-mar onde foi campeão, saiu para o chipre na época seguinte (2006/2007), regressou à 2ª divisão portuguesa e ao Desp. Chaves em 2007/2008, depois Nelas na 2ª B e esta época mais um passo em grande para Vouzela..a chegada à 3ª divisão para jogar no Penalva do Castelo..Vouzela Já vai, portanto, no 3º escalão português estando prestes a completar 36 anos de idade.

José Menezes disse...

Boas sugestões de facto. O Marçal e o João Carlos Peixe (que por lesão não foi ao Mundial Sub-20 de Doha) já estavam aqui referenciados e seriam alvos de um texto próximo!

Muito obrigado.

Unknown disse...

Estou a ler isto em 2017 Lol, passei so para dizer que o Southampton está na primeira divisão inglesa e o capitão é o José fonte, e este mesmo José fonte é campeão europeu por Portugal.
José fonte que não vincou no Sporting e jogou na segunda e terça divisão inglesa, agora com 32 anos,é campeão europeu...

Pengo disse...

Obrigado mas falar passado 7 anos é fácil...também existem estes casos do José Fonte por esse mundo fora. Aos 24 anos parecem perdidos e aos 30 estão a jogar entre os melhores e a ganhar títulos.