sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Josivan

Josivan de Lima Fonseca é natural de Fortaleza, Brasil. Nasceu em 1979 e terá actualmente 30 anos. Como qualquer bom (e mau) menino brasileiro, quis ser jogador de futebol desde cedo. Iniciou a sua carreira um clube local, não o Fortaleza, mas o Ferroviário de Fortaleza. Nas épocas de 1998 e 1999, foi lá que praticou o seu futebol.

Senhor de um porte atlético invejável (1,64m e 63kgs) estava na cara que o futuro dele só poderia acontecer na Europa! Assim, reforça o plantel do Porto B para a época de 1999/00. Josivan permanece nas Antas durante essa época e a meio da seguinte é emprestado ao Desp. das Aves para poder jogar a um nível mais competitivo (já que as equipas B só podiam jogar no máximo na 2ª Divisão B). Foi assim cumprida a sua estreia entre os maiores do futebol português.

Entretanto Josivan decide desvincular-se do Porto e decidir o seu futuro. O Vilanovense, da 3ª Divisão, parece a opção mais normal a tomar. Afinal, um tombo de 4 divisões na carreira num miúdo de 22 anos que mal pode fazer? E se já lá estava gente como Jorge Madureira (jr) há melhor hipótese que esta? Foi dar quatro passos atrás para dar 2 em frente na carreira na época seguinte, quando assina pelo Leça, que jogava na 2ª divisão. Afinal, privar no balneário com Constantino não é para qualquer um! Na época seguinte transfere-se para a Ovarense, também da 2ª Liga, que até fez uma época razoável e terminou a meio da tabela. A verdade é que os problemas em Ovar era muitos chegando os jogadores a estar 9 meses sem receber.


Josivan não pactuou com esse tipo de imoralidades e transfere-se de novo no fim da época para o Marco, de Avelino Ferreira Torres, que essa época até acabou classificado em 4º lugar. Mas estava na altura de dar o salto internacional na carreira de Josivan. Internacional que é como quem diz, de ir para fora de Portugal. Muito fora de Portugal. Tão fora como Calisto. Tão fora como o Vietname. Ou Vietnã. No nosso brasileiro é assim que se diz! Assim, Josivan assina com o campeão local, o Da Nang e até chega a jogar a Taça dos Campeões Asiáticos onde a equipa não teve sorte. Em 6 jogos, 6 derrotas, 27 golos sofridos e 1 marcado. Não foi brilhante…

Triste, Josivan volta cá para o burgo e vem partilhar o balneário com Guilherme Cascavel, filho de Paulinho Cascavel, para Bragança, na 2ª Divisão B. É um regresso às origens na época 2006/07. Mas o chamamento do Oriente era forte e eis que o Vietnã aparece de novo no horizonte de Josivã (ok, aqui foi só para “rimar”). O novo campeão vietnamita, o Long An, contrata o atleta para também jogar na Liga dos Campeões Asiáticos! Desta vez, a equipa de Josivan conseguiu um empate na competição em casa contra o campeão chinês (2-2).

Em 2007/08 Josivan regressa ao nosso futebol, desta vez para jogar no Pontassolense da Madeira, da 2ª Divisão B, clube que até esteve perto da subida de divisão. Em 2008/09, Josivan transfere-se para o Tondela, da 3ª divisão, onde partilhou o balneário com a eterna promessa João Carlos Peixe. Josivan com o seu brilhantismo levou o Tondela à merecida subida de divisão!

Mas Josivan é um eterno insatisfeito e decidiu trocar o Tondela de novo pelo Sporting da Meda, da 3ª Divisão de novo onde se mantém a jogar actualmente.

Josivan, cidadão brasileiro com futebol mais luso do que cearense, aos 30 anos já vai na 3ª divisão em anos consecutivos, após ter passado pelo Vietnã. Carreira para seguir aqui.

Sem comentários: