sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Andrade

Luís Filipe Andrade de Oliveira, natural de Lisboa, nasceu em 1973 e fez a sua formação como futebolista nas escolas do Sporting. Em 1992/93 estreia-se nos seniores no Estoril-Praia de Fernando Santos, plantel que tinha ao seu serviço os búlgaros Voynov e Mladenov, entre outros. Andrade jogava a trinco e era muitas vezes conhecido pela excessiva dureza que empregava nos lances em que intervinha. O jogador fez parte do plantel estorilista durante 3 épocas onde alinhou em 68 jogos oficiais e marcou 1 golo.
Em 1995/96 salta juntamente com o técnico Fernando Santos para o Estrela da Amadora onde faz 26 partidas, época regular essa que lhe valeu a transferência para Alvalade, onde não foi feliz pois em meia época não jogou nenhuma partida, sendo cedido ao Belenenses em Dezembro dessa época onde fez 1 golo nos 19 jogos que disputou. Na época seguinte, com a Cruz de Cristo ao peito faz uma época em cheio onde participa em 30 jogos, temporada essa que lhe valeu a contratação para o Benfica de Souness.
Em 1998/99 faz 12 partidas e em 1999/00 apenas 11 com a camisola benfiquista e, ansiando jogar com mais regularidade e ser treinado por Manuel Cajuda (quem não quer?), Andrade ruma por empréstimo ao Braga, onde faz uma boa época com 29 jogos disputados. Regressa à Luz e nas 2 épocas seguintes actua em 18 partidas.
Descontente com a sua situação, Andrade tem a sua experiência estrangeira no Tenerife, já na 2º Divisão espanhola onde alinhou em 22 partidas.
Em Dezembro de 2004, Andrade é contratado pela a Académica onde permanece época e meia, portanto até ao final da época de 2005/06, mas não é muito utilizado. Decide então abraçar nova aventura no estrangeiro, desta feita no AEP do Chipre, equipa que terminou a época num honroso 14º e último lugar da Liga.Mas Luís não participou nesse descalabro (na totalidade!), pois rescindiu com os cipriotas por salários em atraso. Em Dezembro de 2005 (portanto a meio da época), Andrade é resgatado pelo Pinhalnovense de Nascimento (ex-jogador do Guimarães, lembram-se?) e estreou-se na recepção ao Sporting nos 1/8 de Final da Taça de Portugal, jogo em que foi derrotado por 0-6.
Nova época na 2ª Divisão B, desta feita para tentar a promoção do Olivais e Moscavide à Liga Honra, promoção essa que o clube perdeu no desempate por grandes penalidades com o Sp. Covilhã numa das finais da 2ª Divisão B.
Actualmente, Andrade actua no Odivelas, também da 2ª Divisão B. Aos 35 anos, mas nestas andanças desde há algumas épocas, e com carreira para seguir aqui, Andrade já vai no Odivelas…

2 comentários:

Anónimo disse...

Esqueceste-te de dizer que foi internacional A e que acho que não faz sentid um já vai até porque ele está no Odivelas a treinar as camadas jovens, algo bem mais honroso do que outros que andam apenas e só atrás de dinheiro. Falas do que não sabes

Macnet disse...

é cada pérola ....lol