terça-feira, 21 de outubro de 2008

Ivo Damas


Ivo Filipe Cerqueira Damas, nascido no Pinheiro em 1977, foi um atleta cuja ascensão meteórica só tem par no declínio meteórico também. Iniciou-se no futebol na equipa do Paredes e duas épocas volvidas rumaria ao Maia. Nessa época o Maia recebeu o Porto para a Taça de Portugal. No Dr. José Vieira de Carvalho os portistas levaram a melhor por 3-4 mas com a particularidade dos 3 golos do Maia terem sido marcados pelo jovem Ivo Damas. Essa exibição valeu-lhe a transferência imediata para o Sporting, um autêntico campo de jovens onde a média de idades era bem baixa, onde os jogadores prometiam muito e onde não se ganhava nada, com um contrato de 7 anos (SETE!!!). E esta transferência em muito explica este não ganhar nada.
Como era esperado, Damas não rendeu o que os olheiros sportinguistas (1 milhão e tal deles) pensavam e não se afirmou na época de chegada a Alvalade. Seguiram-se 2 épocas no Lourinhanense, na altura satélite do Sporting e mais 2 empréstimos ao Alverca e à Ovarense.
Desvinculado do Sporting, Damas rumou ao Penafiel onde mais uma vez não foi feliz. Seguiram-se colossos do nosso futebol: 2 épocas nos Dragões (mas de Sandim) seguidas de outra época no Vitória (mas do Pico). Madalena, Lousada e Anadia foram os 3 emblemas que o acolheram nas épocas seguinte. Hoje, como qualquer futebolista que se preze, fez as malas e rumou ao novo El Dorado do futebol europeu, o Chipre, onde alinha no também colosso Olympiakos (mas de Nicosia) - que até tem uma comunidade de 7 portugueses no plantel.
Diga-se que Ivo Damas é um jogador com honras de wikipedia e de reportagem em vídeo sobre a sua carreira, que aos 31 anos "já vai no Olympiakos Nicosia..."

3 comentários:

Macnet disse...

fez o jogo da vida dele contra o Porto e pronto...7 anos de contrato! nunca vi igual!

Anónimo disse...

Rui Nascimento:

Por acaso, não foram 7 anos de contrato, foram 8! LOL E só o foram buscar por causa desses 3 golos ao Porto! É verdade que não teve muitas oportunidades, mostrava algumas aptidões não como avançado, mas sim como extremo. E para um contrato como este, nunca visto(!!) não me lembro de ele alguma vez ter sido titular, mas sim sempre suplente utilizado. Foi mais um flop no nosso clube!Quando saiu do Chipre, voltou a Portugal para jogar no Vila Meã, das Distritais! O único caso semelhante a este talvez seja o de João Pinto, quando assinou um contrato vitalício com o Benfica, sendo depois dispensado pelo Vale e Azevedo, vindo para o nosso Sporting e ajudando-nos a ganhar um campeonato!:) Mas o João Pinto era um jogador de grande categoria, ao contrário deste, que ao longo da carreira e sendo avançado, marcou pouquíssimos golos...

Anónimo disse...

Rui Nascimento:

Desculpe o amigo, mas há outro erro: o resultado do jogo não foi 3-4, mas sim 4-5.

Saudações Sportinguistas