sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Zeferino


Zeferino Paulo Borges Soares, nascido em Bissau em 1978 era uma das promessas mais emergentes das escolas do Porto. Entrou como juvenil em Portugal e desde logo os responsáveis portistas trataram de o naturalizar português. Nas camadas jovens sempre teve muito sucesso chegando a representar as várias selecções jovens de Portugal. Em 1994/95 faz parte do plantel do Porto B e era apontado um grande futuro, mas eis que surge na jogada o empresário Manuel Barbosa, que tinha na sua carteira jogadores de nomeada na altura, que promete mundos e fundos ao atleta e coloca-o, juntamente com o colega de equipa Tinaia (lá chegaremos, lá chegaremos…) no Real Madrid, isto tudo à revelia do Porto, situação que deu muita polémica na altura. O sonho de jogar num colosso europeu estava realizado com menos de 20 anos!
Mas Zeferino era ainda muito jovem e foi rodar para o Castilla, o clube satélite do Real Madrid nas 2 épocas seguintes, seguindo-se um empréstimo ao Las Palmas. Nova época no Castilla e empréstimo ao Badajoz na época seguinte, para ainda regressar de novo ao Castilla na época a seguir.
Com isto já se ia em quase 6 anos em Espanha sem nunca se jogar no Real Madrid. Zeferino estava farto! Como tal, abandona o Castilla e vincula-se ao Alverca, na altura na 1ª Divisão para relançar a carreira e jogar pela 1ª vez em Portugal como sénior. Foram 5 épocas em Alverca onde nunca se chegou a impor verdadeiramente como titular indiscutível na equipa, até que em 2004/05 Zeferino sentiu o chamamento dos petrodólares e rumou ao excitante campeonato do Qatar, mais precisamente para o Umm-Salal. Uma época volvida regressa à Liga de las Estrellas, mas para o Logroñés. Portanto, regressou à Liga que sempre conheceu, sem Estrellas.
No final da época abandonou Logroño e veio ao Bessa dizer a Jaime Pacheco que aceitava treinar à experiência num Boavista depauperado de plantel e principalmente de dinheiro. No dia seguinte saiu a decisão que condenava os axadrezados a descer de divisão e Zeferino abandonou de imediato o clube – pois jogar numa 2ª divisão não era para ele, preferindo voltar ao seu clube actual, o Umm-Salal.
Com carreira para seguir aqui, é caso para dizer que a futura ex-estrela Zeferino já vai no Qatar…

Sem comentários: