segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Okunowo


Samuel Gbenga Okunowo, nascido em Ibadan, na Nigéria, em 1979 é um futebolista cuja carreira teve um percurso quase inenarrável. Mas vou fazer um esforço.
Iniciou-se no futebol no seu país, no Shooting Stars, em 1995/96. Esteve lá 2 épocas e rumou ao Barcelona, onde na primeira época esteve na equipa B mas não chegou a jogar qualquer jogo, e na segunda época fez parte do plantel principal, onde chegou a disputar 14 jogos.
Samuel, novo, precisava de jogar mais. Portanto, foi emprestado ao Benfica na época seguinte onde chegou a jogar em 9 ocasiões tendo marcado 2 golos. Aquando da chegada à Luz, o presidente Vale e Azevedo afirmou “Okunowo vai fazer esquecer Veloso!”. Mais uma vez, como se provaria mais tarde, mentiu.
Nessa época é internacional pela Nigéria e chega a jogar a CAN 2000 pelo seu país. Faz ainda parte da selecção olímpica nigeriana que esteve nos Jogos Olímpicos do mesmo ano. Nesse período conseguiu representar a selecção A em 13 ocasiões e a olímpica em 18! A triste verdade é que Samuel tinha atingido o pico da sua carreira com apenas 20 anos. A carreira segue com um regresso a Barcelona, de onde é transferido para o Badajoz na época seguinte. Um ano depois a carreira muda de sentido e Okunowo assina pelos gregos do Ionikos FC. Mas a carreira foi massacrada por lesões e Samuel nestas 3 épocas (de Barcelona, Badajoz e Ionikos) não disputou um único jogo oficial por estas equipas. Por isso, rumou para Bucareste onde o Dínamo o recebeu. Samuel retribuiu com 2 jogos oficiais nessa época.
Sempre a subir na carreira, Okunowo transfere-se para o excitante campeonato albanês! O KF Tirana foi o seu novo clube, com grandes valores do futebol mundial como o avançado Xhafa ou o defesa Cipi, mas Samuel não realizou nenhum encontro oficial nessa época.
Perdida a hipótese de ser um consagrado no campeonato albanês, Samuel vira-se para a Ucrânia e assina pelo Metalurg Donetsk em 2005/06, clube onde disputou apenas 2 partidas. Na época seguinte é emprestado ao Stal Alchevsk, também da Ucrânia onde jogou 11 partidas. O Stal terminou essa época em último da 1ª Divisão ucraniana. Na presente época continua no Stal Alchevsk.
Além dos clubes referidos, esteve á experiência no Badajoz, Panionios, ADO den Haag e Bryne da Noruega.
Com carreira para seguir aqui, e aos 29 anos, Okunowo já vai na 2ª divisão da Ucrânia…

1 comentário:

Macnet disse...

que degredo...sempre a descer...