Heroi em Eindhoven |
Mateja Kežman nasceu em Belgrado em 1979. Cedo despontou no FK Zemun, na altura ainda liga jugoslava, e já fazia parte do plantel sénior com apenas 16 anos. Com um talento e um faro para o golo ímpares, na época seguinte jogou no Radnicki Pirot onde em 17 partidas pelo clube facturou por 11 vezes. Em 1997/98 repartiu a época entre o FK Loznica, onde marcou apenas 5 golos em 13 jogos e o Smederevo, com 4 golos em 14 jogos. Apesar de ter marcado apenas 9 golos durante a época, Kežman chamou a atenção do Partizan e chegado a Belgrado, Mateja teve liberdade para explanar o seu talento. Em duas épocas fez 33 golos em 54 partidas, sendo campeão jugoslavo por uma ocasião.
Mateja estava pronto para outros palcos e assim, e pouco depois de se ter estreado na selecção jugoslava com um golo, no Verão de 2000 o PSV Eindhoven pagou 8 milhões de euros pelo seu passe.
Mateja estava pronto para outros palcos e assim, e pouco depois de se ter estreado na selecção jugoslava com um golo, no Verão de 2000 o PSV Eindhoven pagou 8 milhões de euros pelo seu passe.
Kežman está presente no Euro 2000 e segue então para Eindhoven onde em 4 épocas marca 105 golos em 122 jogos – num campeonato sempre bom para os avançados. Mateja conquistou também 2 campeonatos nesses anos.
O Chelsea, de Mourinho, reconhece o seu talento e paga 5,3 milhões de libras pelo seu passe no Verão de 2004. No entanto, Mateja não foi feliz em Londres marcando apenas por 4 vezes em 25 aparições pelos blues, embora tenha sido campeão com Mourinho e tantos outros. No final da época, estava de abalada para o Atlético de Madrid.
A chegada à Turquia |
Mateja volta a não ser feliz em Madrid, marcando apenas 8 golos nas 30 aparições que teve essa época. No final de 2006, Kežman participa no seu único Mundial de futebol, na Alemanha. A Sérvia não foi minimamente feliz nesta sua participação.
Momento raro em Paris |
Deste modo, Kežman muda-se para o Fenerbahçe em 2006/07. Em 2 épocas na Turquia, Kežman tem algum sucesso, marcando por 20 ocasiões nas 46 vezes que alinhou. Na primeira época foi campeão, na segunda, vice-campeão. Mas Kežman não viria a cumprir totalmente os 4 anos de contracto assinado com os turcos. Em 2008/09 é emprestado ao Paris Saint-Germain e em 21 jogos apenas faz 3 golos. Estes fracos números convenceram os dirigentes franceses que pagaram, no final dessa época, 4 milhões de euros ao Fenerbahçe pelos serviços de Mateja. Curiosamente na 1ª parte da época em que era jogador dos franceses, Kežman foi emprestado ao Zenit St.Petersburg, da Rússia, onde apenas marcou por 2 vezes em 10 jogos. Estes números, normais para franceses se interessarem pelo concurso de um atleta, não seduziram o clube russo, que não activou a opção de compra no final do empréstimo. Mateja regressou a França para marcar por mais 2 vezes em 14 partidas.
Estava na altura de Kežman dar um novo rumo à sua carreira e portanto, aos 31 anos, Mateja ruma a Hong Kong para jogar no South China, num contrato válido até ao final da temporada. Kežman partilha o balneário que já foi pertença de Detinho com Nicky Butt e o ex-leixonense Tales.
E assim se vai mais um talento do futebol mundial… Com carreira para seguir aqui, Mateja Kežman já vai no South China, de Hong Kong.