Hélder Fernando Martins Calviño nasceu no Porto em 1984. Iniciou-se no futebol “mais a sério” no Bessa, nas camadas jovens do Boavista. Médio de ataque centro, o verdadeiro número 10, um “regista” à italiana, Hélder fez furor nas camadas jovens axadrezadas. Foi campeão nacional júnior em 2002/03 e no ano seguinte integra o plantel comandado por Erwin Sanchez. Nessa época, Sanchez tinha ali um digno sucessor em potência e era bem apreciador das qualidades de Hélder. Rotulado de estrela em ascenção, foi sem espanto que o Sporting pagou a opção de compra do atleta ao Boavista.
Depois de uma primeira época no Bessa, onde nem sempre jogou, pois o seu maior fã, Sanchez, saiu do comando técnico do clube a meio da época, Hélder foi emprestado ao Paços de Ferreira para poder explanar o seu futebol, por empréstimo. Hélder faz uma época razoável na 2ª divisão mas sagra-se campeão nacional da 2ª Divisão com o clube. Na época seguinte segue-se novo empréstimo a uma equipa da 2ª divisão, o Marco. Hélder consegue fazer de novo uma boa época com vista ao regresso ao Boavista, apesar do Marco ter-se salvado à tangente da descida.
Mas na altura em que era necessário afirmar-se no Bessa, Hélder não o conseguiu e seguiu-se um 3º empréstimo consecutivo a uma equipa da 2ª Divisão, desta feita ao Estoril-Praia, que acabou classificado a meio da tabela.
No entanto, Hélder não fez o suficiente para convencer os dirigentes do Boavista apostar nele e desvincula-se do clube. A partir daí, com 23 anos, uma carreira sempre em ascensão. Assina pelo Lourosa da 2ª Divisão B, em 2007/08, clube que se salva da descida de divisão por pouco também. Dentro da mesma divisão, assina pelo Lousada na época seguinte, clube que fez uma época tranquila, sem os sobressaltos do Lourosa na época anterior.
Na presente época de 2009/10, Hélder dá o salto, mas para a 3ª Divisão. Assina pelo Cinfães (onde pode jogar contra Josivan, no Sp. Mêda) mas Hélder não permanece no clube assim tanto tempo. Em Dezembro, numa contratação-relâmpago, assina pelo Candal, clube da mesma divisão e série – mas mais perto de casa, só para ter o prazer de defrontar Josivan de novo nesta época.
Aos 25 anos, com uma carreira de promessas perdidas, Hélder Calviño já vai na 3ª Divisão. Com um espectacular perfil de Facebook, a carreira pode ser seguida aqui.