sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Pedro Oliveira

Pedro Miguel Ferreira de Oliveira nasceu no Porto em 1981. Iniciou-se a jogar futebol nas escolas do FC Porto onde fez todo o seu trajecto de formação, sendo internacional nas selecções jovens por Portugal.

Iniciou a sua carreira profissional jogando no Porto “B”, na época de 2000/01. Jogou com Bruno Alves, Postiga, Ricardo Costa e Tonel, mas também com Reinaldo (filho de Reinaldo Teles), Pedro Nuno e Josivan (prometo um já vai espectacular para este último)! Pedro jogou no Porto “B” durante 2 épocas e meia passeando a sua classe pelos campos da 2ª Divisão B. Mas estava na altura de Pedro jogar noutros palcos. Assim, a meio da época de 2002/03 é emprestado à Académica para ter oportunidade de jogar nos melhores palcos do futebol luso. Pedro Oliveira não foi muito feliz, apesar da Académica ter evitado a descida nessa época, jogando apenas 4 partidas.


Na época seguinte, é cedido ao Leixões, que estava na 2ª Divisão e lutava pela permanência na mesma, objectivo conseguido. Pedro foi peça importante jogando em 26 jogos e marcando 4 golos. Como promessa do futebol português, Pedro foi incluído na equipa de Portugal sub-21 que disputou a fase final do Campeonato da Europa da categoria, na Alemanha em 2004. Pedro foi titular em apenas um jogo e marcou 1 golo nesse mesmo jogo, a meia final perdida contra a Itália por 3-1.

Estava na altura de novo empréstimo, que seria o “sim ou sopas” de Pedro Oliveira na sua afirmação como jogador de 1ª Divisão e assim é emprestado ao Setúbal, que consegue um campeonato tranquilo terminando em 10º lugar. No entanto, Pedro não fez o suficiente para convencer os dirigentes do Porto a ficarem com ele e como tal desvincula-se do seu clube de sempre e assina pelo Setúbal a título definitivo para a época de 2005/06. Pedro alinhou em 17 partidas apenas.

Foi a época de afirmação de Pedro Oliveira na 1ª Divisão onde pelo Setúbal jogou em 27 partidas e marcou 3 golos.

Estava na altura de Pedro dar o salto e assim, em 2006/07, acompanhou a vaga portuguesa que emigrou para a Roménia e assina pelo Cluj, juntamente com Cadu, Semedo, Fredy, Vitinha, Manuel José e Dani. Pedro faz uma boa época (29 jogos e 3 golos) e o clube faz 3º lugar na liga e apura-se para as competições europeias, mas a politica de internacionalização do clube era galopante, assim como as várias importações de jogadores e Pedro viu o seu espaço reduzido na época seguinte (apenas 1 jogo) e a meio de 2007/08 é emprestado ao UTA Arad (também da 1ª Divisão romena), clube que não evitou a descida de divisão no final da época. O nosso atleta só alinhou em 8 jogos e nem um golo para amostra na época inteira. Note-se que o Cluj nessa época acabou por ser campeão romeno.

Mas Pedro estava farto da Roménia, merecia melhores palcos e como tal na época seguinte assina pelo Modena, da Serie B italiana. Lá porque mudou de campeonato não quer dizer que não transportasse consigo o fardo duma descida de divisão na época anterior! Na competitiva Serie B, o Modena esteve envolvido até ao fim na luta pela permanência, que conseguiu atingir. Mas Pedro, apesar dos 21 jogos e 4 golos, queria jogar para os títulos, e como tal assinou, na presente época, pelo Arezzo da Lega Pro Prema Divisione (o equivalente à 3ª Divisão italiana). O Arezzo está bem classificado e até tem hipóteses de subida à Serie B, mas vamos ver como a época corre.

A verdade é que Pedro Oliveira tem 28 anos e já vai na 3ª divisão italiana. Carreira para seguir aqui.